1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Cabo Verde

Jogos da CPLP: o que a organização significa para os jovens

Mais de 400 atletas participam na 10ª edição do evento, que coincide com aniversário de 20 anos da CPLP. A DW África foi saber o que a comunidade significa para os jovens.

Cerca de 400 atletas juvenis participam até domingo (24.07) nos X Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na ilha do Sal, em Cabo Verde.

O arranque da décima edição do evento coincidiu com o 20º aniversário da criação da entidade, no último domingo. Apesar de estarem presentes para os Jogos, nem todos os participantes sabem do papel e da importância da organização.

A brasileira Maria Eduarda não soube explicar o que significa a CPLP. "CPLP? Para mim é uma oportunidade de mostrar nosso basquete e de poder receber propostas", respondeu.

Para Benedito Vissoko, de Angola, os Jogos da CPLP são uma "diversão". "Uma competição que viemos para ganhar", disse.

Ouvir o áudio 02:42

Jogos da CPLP: o que a organização significa para os jovens

Os atletas têm entre os 15 e os 16 anos de idade e estão a competir nas modalidades de futebol, atletismo, handebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia. "É um torneio muito importante, porque conhecemos outros países que têm a mesma linguagem, que é a lingua portuguesa", diz o jovem angolano Malaço Francisco.

Alguns dos jovens participantes acreditam que a CPLP é uma organização desportiva lusófona. "CPLP pra mim é amizade", diz o português Leandro Ramos.

"Significa muito convívio, viemos conhecer muitas pessoas de outros países com a mesma língua que a gente, sobretudo, fazer grandes amizades e uma boa prova", opina Inês Caveira, também de Portugal.

"É uma grande festa. Queremos fazer uma boa prova, amizades e conviver uns com os outros", é a opinião do português Ilírio Nazaré. Para o timorense Aniceto Gouveia, "a CPLP cria relações e amizades entre as nações".

Integração

O ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, destacou o facto de os Jogos acontecerem na mesma semana em que a CPLP comemora 20 anos de existência.

"É uma coincidência claramente feliz. Estamos aqui para celebrar o desporto juvenil no espaço da CPLP, celebrando também os 20 anos dessa comunidade que nos junta a todos", afirmou à DW África.

Os cerca de 400 atletas são oriundos de sete países da CPLP. A Guiné-Bissau não está presente na edição deste ano e a Guiné Equatorial participa apenas a nível ministerial.

No fim de semana, ministros da Juventude e Desporto da CPLP discutiram o Acordo de Cooperação entre os nove Estados membros e o papel do desporto no fortalecimento da comunidade lusófona.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados