1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Angola

Jogadores angolanos preparam-se no Brasil para o Girabola

Atlético Sport Aviação e Progresso realizaram pré-temporada na cidade brasileira de Belo Horizonte, que será uma das sedes da Copa do Mundo. A DW África acompanhou de perto o treino das equipas angolanas.

default

Técnicos do Progresso, Lúcio Antunes (esq), e do ASA, Ernesto Castanheira

O Atlético Sport Aviação (ASA) vai defender o título de campão do Girabola nesta temporada 2014. A equipa do técnico Ernesto Castanheira treinou durante 22 dias na cidade brasileira de Belo Horizonte. O ASA venceu as três últimas edições do campeonato angolano.

No entanto, não somente o ASA esteve no Brasil a se preparar para a competição. O Progresso foi outra equipa angolana que escolheu a cidade de Belo Horizonte para a pré-temporada. As duas equipas se enfrentaram em uma partida amigável. O ASA venceu por 3 a 0. O técnico do ASA, Ernesto Castanheira, mostrou-se animado com o resultado.

"É isto que nos faz, todos os dias, lutarmos intensamente nesta vida que é o futebol. É fruto de um esforço do grupo de trabalho. Quando o resultado final chama-se vitória, então, ficamos satisfeitos", disse à reportagem da DW, que acompanhou a partida amigável.

Um campeonato longo

Castanheira classificou as preparações realizadas no Brasil como positivas. Ele pretende manter o grupo do ASA para a disputa do Girabola.

"Em princípio, penso que o grupo não vai sofrer alteração. Os jogadores estão compenetrados naquilo que a equipe técnica quer e as bases estão lançadas. Está tudo definido."

Angola Fußball Nationalmannschaft Vorbereitungsspiel in Brasilien

Progresso: Médio esquerdo, Mano Calesso, e guarda-redes, Lambito Carlos

O cabo-verdiano Lúcio Antunes organizou o Progresso no período de duas semanas em Belo Horizonte. O treinador acha que, aos poucos, ao longo da competição, a equipa vai se fortalecer.

"A ideia de jogo é outra em relação ao técnico que estava no ano passado. Os jogadores também são outros e temos que construir a equipe com calma", explicou Antunes.

O Progresso estreia no Girabola no dia 21 de Fevereiro. Antunes sabe que sua equipa enfrentará uma competição bastante dura.

"Sabemos que não seremos campeões na primeira jornada nem na segunda. Também não seremos os últimos nem na primeira ou na segunda. Temos um percurso longo até Novembro, até conseguirmos a melhor classificação possível."

Para o guarda-redes do Progresso, Lambito Carlos, o novo treinador lida de forma diferente e positiva com o grupo de jogadores, apresentando um outro tipo de treinamento. "Ele motiva os atletas e sabe dialogar. "[Trata o jogador] como tem que ser quando o atleta está errado."

Outros ares

A pré-temporada dos times angolanos para o Girabola aconteceu no relvado do Cruzeiro Esporte Clube, onde a Seleção Brasileira treinou para os Mundiais de 1982 e 86. O Cruzeiro é um clube do Estado brasileiro de Minas Gerais com títulos importantes nacionais e internacionais. Tem um programa de intercâmbio, que recebe delegações estrangeiras todos os anos.

Angola Fußball Nationalmannschaft Vorbereitungsspiel in Brasilien

Volante do ASA, Afonso Marcos

Os jogadores angolanos, tanto do ASA como do Progresso, dizem que tiveram a oportunidade de se aprimorar tecnicamente durante o período no Brasil, principalmente no toque de bola. O médio esquerdo do Progresso, Mano Calesso, esteve à vontade.

"Já é um hábito, não só da nossa direção, mas também de certos treinadores, fazer a preparação aqui", explicou.

O volante do ASA, Afonso Marcos, lesionou a perna durante os treinos no Brasil. Ele considera a técnica do futebol brasileiro incomparável. Para Marcos a preparação no Brasil tem a perspectiva de melhorar o Girabola.

Ele considera importante usar uma das melhores estruturas do Brasil para a preparação ténica. "O futebol brasileiro é muito bom. É muito criativo e de muita técnica", disse Afonso

Ouvir o áudio 03:15

Jogadores angolanos preparam-se no Brasil para o Girabola

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados