1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Angola

João Lourenço quer parceria estratégica com África o Sul

Durante três dias de visita à África do Sul, o chefe de Estado angolano manteve reuniões com o seu homólogo Jacob Zuma. As delegações dos dois países assinaram cinco acordos e memorandos de entendimento.

default

João Lourenço, Presidente de Angola

"Desejo que esta minha visita de Estado seja um primeiro passo para conferir um caráter estratégico ao relacionamento entre a África do Sul e Angola e para explorarmos mais seriamente todas as imensas possibilidades que ainda existem para ampliarmos a nossa cooperação em todos os domínios", afirmou João Lourenço, no sábado (25.11), no término de uma visita de três dias à África do Sul.

Durante a visita do chefe de Estado angolano, as delegações governamentais dos dois países assinaram cinco acordos e memorandos de entendimento, nomeadamente para supressão recíproca de vistos em passaportes ordinários, que entra em vigor já a 1 de dezembro.

Na sua primeira visita de Estado, João Lourenço encontrou-se com representantes da comunidade angolana residente na África o Sul e participou num fórum empresarial que juntou investidores dos dois países.

"Angola deve aprender com a África do Sul o processo de transformação de uma economia paralela e informal para uma economia onde as empresas são devidamente auditadas e cotadas em bolsa, proporcionando assim maiores ganhos e maior transparência na gestão da coisa pública", defendeu João Lourenço.

Segundo o chefe de Estado angolano, é necessário "dizer ao mundo, e em particular à África do Sul, que Angola continua naquela fase de que precisa de investir fortemente nas suas infraestruturas, destruídas pela guerra".

A fechar a sua visita, no sábado (25.11), o Presidente João Lourenço homenageou, no Freedom Park, em Pretória, os sul-africanos que combaterem o apartheid, o regime de segregação racial que teve fim em 1994.

Leia mais