1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Cabo Verde

Janira Hopffer Almada eleita nova presidente do PAICV

A atual ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos de Cabo Verde venceu à primeira volta, com maioria absoluta, nas eleições diretas do partido.

Janira Hopffer Almada será a quinta líder do PAICV depois de Aristides Maria Pereira, Pedro Pires, Aristides Raimundo Lima e José Maria Neves. É a primeira mulher a liderar o Partido Africano da Independência de Cabo Verde, que está no poder desde 2001.

Nas eleições diretas de domingo (14.12.2014), realizadas em todo o país e na diáspora cabo-verdiana, Janira Hopffer Almada obteve 51,24 por cento dos votos, segundo a Comissão Eleitoral do partido. O líder parlamentar Felisberto Vieira, que também concorria à presidência do PAICV, conquistou 40,31 por cento dos votos e Cristina Fontes Lima, ministra-adjunta e da Saúde, obteve 8,45 por cento.

Ouvir o áudio 03:04

Janira Hopffer Almada eleita nova presidente do PAICV

A candidatura de Felisberto Vieira indicou que não vai aceitar estes resultados. Lívio Lopes, o seu mandatário nacional, diz que os dados ao seu dispor apontam para uma segunda volta. Por isso, recomenda prudência nos festejos.

"Constatámos algumas situações pouco claras e de irregularidades, particularmente quando se sabe que ainda existem mesas em Santo Antão que não votaram e reclamações que devem ser avaliadas", afirmou Lopes.

PAICV "ainda mais forte"

Mas na sede nacional do partido, na Cidade da Praia, Janira Hopffer Almada foi recebida em festa. A nova líder eleita nas diretas quer congregar forças para vencer as eleições gerais de 2016.

"Esta é uma vitória da nossa grande família do PAICV e todos nós devemos comemorar", disse este domingo Janira Hopffer Almada. "A partir de amanhã vamos trabalhar para ter um PAICV ainda mais forte, para conseguirmos reforçar as estruturas, dar poder às bases, reforçar a articulação com a JPAI [ala juvenil do partido] e com a federação de mulheres e melhorar as alianças com a sociedade. Tudo na perspetiva de desenvolvermos uma liderança de compromissos, valores e princípios que leve o PAICV a ganhar as eleições de 2016."

João Pereira Silva und Janira Hopffer Almada, die neue Präsidentin von PAICV

Janira Hopffer Almada (esq.) e o seu mandatário nacional, o comandante João Pereira Silva

Perfil de Janira Hopffer Almada

A atual ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos nasceu na Cidade da Praia a 27 de Setembro de 1978. Janira Hopffer Almada é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo realizado uma Pós-Graduação em Direito das Empresas.

Hopffer Almada já desempenhou as funções de ministra da Juventude, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares. Em 2011 foi eleita deputada nacional, mas não exerceu o seu mandato por ter sido chamada para o Governo.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados