1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Instabilidade dificulta novos investimentos

Nuno de Noronha22 de julho de 2013

Ausência de estabilidade política pode pôr em causa entrada de Moçambique para o grupo das dez economias africanas que mais investimento externo receberam em 2012, indica uma análise do Banco Português de Investimento.

https://p.dw.com/p/19BuA
Minas de carvão de Moatize, província de TeteFoto: DW/ J.Beck

De acordo com a última análise à economia moçambicana feita pelo Departamento de Estudos Económicos e Financeiros do BPI, assinada pelos analistas Paula Carvalho e Nuno André Coelho, a ausência de um ambiente político estável pode colocar em risco a capacidade de atracção de investimento estrangeiro que tem sido um dos pilares do crescimento do país.

Schiffsplattform Saipem 10K
Exploração de recursos naturais, principalmente de carvão e de gás (foto), tem justificado expansão extraordinária do setorFoto: ENI East

Nuno André Coelho destaca que, ao longo dos últimos dois anos, Moçambique tem atingido taxas de crescimento económicas enormes em resultado das descobertas recentes de gás e carvão que têm fomentado a entrada de capital estrangeiro.

“Desde há uns anos para cá, que os níveis de investimento estrangeiro tem aumentado extraordinariamente”, afirma o analista do BPI, destacando os “grandes processos de investimento, os mega-projectos, direccionados para a exploração dos recursos naturais.”

Diálogo entre RENAMO e FRELIMO

No entanto, a falta de consenso entre a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), o principal partido da oposição, e a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), no poder, está a causar celeuma no país e no mundo, já que a escalada do impasse poderá por em causa a economia do país.

O analista do BPI lembra que a RENAMO ameaçou paralisar a circulação numa das principais linhas ferroviárias de Moçambique, a Linha de Sena, que faz a ligação entre as minas de carvão no interior de Moçambique e os portos, e é a única responsável pelo escoamento de carvão para exportação.

Instabilidade dificulta captação de investimentos em Moçambique

“Com essa linha bloqueada, as perspectivas futuras para a exploração de carvão podem ser comprometidas e revistas em baixa”, afirma Nuno Coelho, defendendo que o impacto económico seria muito grande “dado que esse setor está agora na base de crescimento de Moçambique.”

O diálogo entre os dois partidos políticos é essencial para o desenvolvimento económico e social do país, tendo em conta as eleições presidenciais do próximo ano, nas quais Armando Guebuza não poderá candidatar-se, visto já ter cumprido dois mandatos enquanto Presidente da República de Moçambique.

Nuno André Coelho acredita que as duas forças políticas vão entender-se pelo bem económico do país. “É o desenvolvimento económico de Moçambique que está em causa. Não acredito que os dois partidos políticos – a FRELIMO e a RENAMO – ponham em causa toda a sustentabilidade e potencial crescimento que tem conseguido atingir apenas por causa de um conflito político, de uma tensão política recente”, diz.

País cresce, pobreza mantém-se

No ano passado, Moçambique cresceu 7,4%, e este ano deverá acelerar para os 8,5%, o que o coloca entre os países com maior crescimento do mundo, apesar de ser também um dos mais pobres.

Obdachloser in Maputo
Moçambique está entre países com maior crescimento do mundo, mas continua a ser um dos mais pobresFoto: Ismael Miquidade

O Investimento Direto Estrangeiro (IDE) praticamente duplicou em 2012, passando de 2,7 para 5,2 mil milhões de dólares, o equivalente a 37,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. No ano passado, 83% destas verbas foi direcionada para o setor da indústria extrativa.

O analista afirma que há perspectivas do país crescer ainda mais. “Moçambique ainda tem um PIB muito pequeno. Tem tido uma expansão enorme ao longo dos últimos dois anos, mas ainda tem capacidade e potencial para se expandir muito mais”, defende Nuno Coelho. E se começarem a ser resolvidos alguns problemas de infra-estruturas e transportes, o potencial de crescimento da exploração de recursos naturais será ainda maior, conclui ao analista.

Saltar a secção Mais sobre este tema