1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Imprensa alemã: cidade do Kilamba é tudo menos "exemplar"

1 de março de 2013

"Angola constrói cidade fantasma", "a última foto da noiva de Pistorius"; "a guerra de África contra a Sida", são estes alguns dos títulos de artigos sobre o continente africano, publicados na imprensa alemã.

https://p.dw.com/p/17oU5
Themenbild Presseschau
Revista de imprensaFoto: Fotolia

O matutino de Berlim, BerlinerZeitung, publicou, na passada terça-feira (26.2), uma vasta reportagem sobre a cidade do Kilamba. A mensagem que passa é a de que tudo correu mal no projeto, apresentado como modelo pelo regime de José Eduardo dos Santos.

"Casas no Kilamba parecem túmulos"

"Os chineses construiram um complexo de apartamentos, longe de tudo e de todos e classificaram o projeto de 'exemplar': mas a denominada 'cidade do Kilamba' é tudo menos exemplar. Os apartamentos são caríssimos e mesmo aqueles que têm o dinheiro para os comprar não mostram interesse nenhum em lá morar. As inúmeras casas de vários andares - são atualmente cerca de 750 - parecem túmulos ou pedras de dominó hiper-dimensionadas. A cidade de Luanda fica a 30 quilómetros de distância. O governo angolano diz que 'aqui os sonhos se tornam realidade', mas o que aqui se construiu é um autêntico pesadelo e não um sonho. Em Angola 70 por cento da população não dispõe de casa condigna. Segundo os promotores do projeto Kilamba e o próprio presidente José Eduardo dos Santos, a cidade do Kilamba poderá ser parte da solução, pois prevê-se a construção de ao todo meio milhão de apartamentos. Mas Kilamba corre certos riscos de se tornar uma cidade fantasma", escreve o Berliner Zeitung.

Cidade do Kilamba, nos arredores de Luanda
Cidade do Kilamba, nos arredores de LuandaFoto: DW/R. Krieger

Última foto da namorada de Pistorius

Um dos casos de polícia mais mediáticos é a morte de Reeva Steenkamp, de 29 anos, a noiva da estrela dos jogos paraolímpicos, o sulafricano Oscar Pistorius. O jornal sensacionalista Bild Zeitung, na terça-feira, publicou a "última fotografia" da vítima antes de morrer. citamos:

"Uma loira ao volante de um carro, um elegante top preto, sem mangas, uma conversa com um guarda, foi este o cenário no fim da tarde, cerca da 18 horas, do dia em que Reeva Steenkamp foi assassinada a tiro. Esta foto foi tirada por uma câmara de vigilância à entrada do condomínio Silverwood Country Estate, em que vive Pistorius, nos arredores de Pretoria."

O jornal Bild Zeitung transcreve ainda a última mensagem de telemóvel, enviada pela modelo Reeva Steenkamop à sua família. Foi esta a mensagem:

"Olá pessoal, estou cansada, não tenho pachorra para a viagem de regresso. Hoje vou dormir em casa do Óscar. Até amanhã!" E o jornal comenta a mensagem da seguinte forma: "Uma decisão fatal."

A revista Focus, na sua última edição, também se debruça sobre o caso Pistorius. "O que aconteceu à porta da vila de Pistorius foi uma autêntica tragédia. O herói desportista mata a sua namorada. Os responsáveis pela investigação criminal cometeram erros imperdoáveis. Os advogados de topo, pagos por Pistorius, aproveitam-se dos erros, apresentando o seu cliente como vítima. O certo é que na história criminal já houve vários casos - inclusivé na Alemanha - de mortes a tiro, estando a vítima e o atirador separados por uma porta. E em nenhum dos casos ficou provado que o assassinato era premeditado."

Imprensa alemã: cidade do Kilamba é tudo menos "exemplar"

Oscar Pistorius, estrela dos jogos paraolímpicos (à direita) com a sua falecida namorada, a modelo Reeva Steenkamp
Oscar Pistorius, estrela dos jogos paraolímpicos (à direita) com a sua falecida namorada, a modelo Reeva SteenkampFoto: picture-alliance/AP

Sida em África: Circuncisão de homens pode ser solução

"A revista Neon publica nesta sexta-feira um artigo sobre a "guerra de África contra a Sida". No trabalho, com o título "corte dourado" afirma-se "os preservativos pouco ou nada contribuiram para uma solução do problema da Sida. Por isso a Organização Mundial de Saúde pretende agora recorrer à circuncisão de 20 milhões de homens africanos. Os argumentos são os seguintes: primeiro é mais higiénico; segundo, as parceiras sexuais de um homem circuncisado correm menor risco de contrair virus, como os 'papilomas', que podem provocar cancros nos ovários das mulheres. Mas, o mais importante é que o risco de contração do virus da Sida também diminiu em homens circuncisados, em cerca de 60 por cento."

Autor: António Cascais
Edição: Helena Ferro de Gouveia

Detalhe de estátua de Michelangelo: circuncisão em homens diminui o risco de contração de sida
Detalhe de estátua de Michelangelo: circuncisão em homens diminui o risco de contração de sidaFoto: picture alliance/Bildagentur-online