1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné Equatorial promete cumprir recomendações da CPLP

João Carlos (Lisboa)15 de setembro de 2015

"Temos de melhorar muitos aspetos da democracia", admitiu o chefe da diplomacia da Guiné Equatorial. Agapito Mba Mokuy assegurou que o país vai cumprir gradualmente as recomendações dos países-membros da CPLP.

https://p.dw.com/p/1GWmP
Secretário executivo da CPLP, Murade Murargy (esq.), e Agapito Mba Mokuy, chefe da diplomacia da Guiné EquatorialFoto: DW/J. Carlos

A adoção do Português como língua oficial e a sua introdução no sistema de ensino, bem como o respeito escrupuloso dos Direitos Humanos, que implica uma moratória para a abolição da pena de morte, configuram algumas das recomendações aceites pela Guiné Equatorial para a sua admissão como membro de pleno direito da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Agapito Mba Mokuy, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, assegura que o Governo de que faz parte está empenhado em cumprir as exigências feitas pelos países-membros da organização lusófona.

"Agora somos membros da comunidade, mas temos de melhorar a nossa capacidade de falar em português. Temos de melhorar muitos aspetos da democracia, progresso, cooperação com os países da comunidade. A Guiné Equatorial está comprometida em implementar todos estes compromissos."

Portugal Sitzung des Ständigen Ausschusses vom CPLP Steering in Lissabon
Reunião do Comité de Concertação Permanente da CPLP, na sexta-feiraFoto: DW/J. Carlos

Mba Mokuy respondeu ao questionamento da DW em "portunhol", no final de uma reunião com os embaixadores do Comité de Concertação da Comunidade, na sexta-feira (11.09), um dia depois de ter inaugurado na capital portuguesa as instalações da Missão Permanente da Guiné Equatorial junto à CPLP, a exemplo do que já têm os demais Estados-membros.

Guiné Equatorial é membro há um ano

Em julho, fez um ano que o país dirigido pelo Presidente Teodoro Obiang Nguema foi aceite oficialmente como o nono Estado-membro da CPLP, depois de muita controvérsia à volta, sobretudo, de práticas que indiciavam o desrespeito dos Direitos Humanos por parte das autoridades de Malabo.

Agapito Mokuy foi acolhido pela primeira vez na sede da CPLP, em Lisboa, para dar conta dos passos que a Guiné Equatorial está a trilhar ao abrigo das recomendações que tornaram possível a sua adesão à Comunidade lusófona.

"O ministro falou da vontade política do seu país pela sua integração na nossa comunidade", referiu o secretário executivo da organização, o embaixador Murade Murargy.

[No title]

"Valeu a pena eles terem entrado. E todos os Estados-membros manifestaram a sua vontade política de continuar a apoiar a Guiné Equatorial para a sua plena integração nesta comunidade."

Recentemente, o chefe da diplomacia portuguesa, Rui Machete, lamentou o facto de não estar a ser eficaz a monitorização por parte da CPLP da agenda estabelecida para a Guiné Equatorial. Machete expressou preocupação perante a incapacidade do país africano em cumprir os deveres que assumiu para entrar no seio da família lusófona e admitiu haver falhas por parte da organização presidida por Timor-Leste na monitorização dos compromissos assumidos pelo seu mais recente membro.

Saltar a secção Mais sobre este tema