1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Governo da Alemanha pede à FRELIMO mais abertura para debate

Johannes Beck23 de outubro de 2013

Apesar da maioria da FRELIMO, ela deve abrir espaço de debate nos órgãos constitucionais de Moçambique, diz Governo da Alemanha. Berlim mostra-se preocupado e teme retrocessos no desenvolvimento e combate à pobreza.

https://p.dw.com/p/1A5Bs
Foto: picture-alliance/dpa

A resposta do Governo da Alemanha demorou dois dias. Finalmente, e depois de uma pergunta dum jornalista da DW durante a conferência de imprensa habitual do Governo nesta quarta-feira (23.10.), o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Martin Schäfer, manifestou as inquietudes do Governo alemão: "O Governo Federal observa os desvolvimentos recentes com alguma preocupação", disse Schäfer.

"Nos últimos anos, Moçambique conseguiu alcançar estabilidade política, também com a ajuda da cooperação alemã, e crescimento económico beneficiando todas as partes da população. Isto pode estar em risco devido às últimas decisões e aos últimos desenvolvimentos", alerta o Governo da Alemanha.

Martin Schäfer
Martin Schäfer - porta-voz do ministério das Relações Exteriores da AlemanhaFoto: DW/Hempelmann

Em junho último, a Alemanha ofereceu ajuda bilateral num total de até 125 milhões de euros para 2013 e 2014. A ajuda alemã concentra-se em três regiões: as províncias de Inhambane, Manica e Sofala, a última justamente aquela em que se registaram os confrontos com a RENAMO. Uma nova guerra civil colocaria em risco a cooperação alemã na região.

"É crucial voltar ao diálogo"

O pior seria voltar à situação de guerra civil que Moçambique viveu até o início dos anos noventa, explicou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ("Auswärtiges Amt" em alemão), Martin Schäfer.

Katastrophenübung in Beira
A prevenção das cheias foi uma das áreas da cooperação alemã na província de Sofala

"Do ponto de vista do Governo Federal da Alemanha é crucial voltar ao diálogo", apela o Governo de Berlim. "É necessário que possa haver espaço para colocar estas perguntas nos órgãos constitucionais e legítimos para alcançar uma solução razoável. Isto deve acontecer mesmo com o apoio da grande maioria, da maioria quase avassaladora, que a FRELIMO tem em Moçambique."

Recursos naturais para combater a pobreza

O Governo alemão vê Moçambique num bom caminho, principalmente por causa da descoberta de grandes recursos naturais como o gás. "Existe a chance de realmente alcançar dividendos do desenvolvimento, crescimento económico e estabilidade política. Seria trágico para a história deste país pobre, se agora tudo isto fosse posto em perigo", resumiu o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Martin Schäfer durante a conferência de imprensa em Berlim.

Deutschland Außenminister Guido Westerwelle mit Mosambiks Außenminister Oldemiro Baloi
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Guido Westerwelle (à esquerda) durante a sua visita a Maputo em abril de 2013 com o seu homólogo de Moçambique, Oldemiro BaloiFoto: DW/R.da Silva
Saltar a secção Mais sobre este tema