1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Globalização – O amigo e inimigo de África

23 de setembro de 2009

“Learning by Ear – Aprender de Ouvido” olha para os efeitos da globalização em África. Conheça as pessoas que dão forma à globalização e aqueles que são afectados por ela.

https://p.dw.com/p/DLlo
A globalização aproxima as pessoas

Quando os críticos da globalização se reuniram na capital do Quénia, Nairobi, para o Fórum Social Mundial em 2007, voltaram com uma mensagem clara: a globalização é uma das maiores causas para subdesenvolvimento e pobreza em África. Governos ocidentais e instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional insistem, contudo, em que África tem de abrir os seus mercados e aumentar o comércio com o mundo ocidental de forma a crescer economicamente.


Diferentes caras

“Learning by Ear – Aprender de Ouvido” não se junta à batalha. Em vez disso, analisa as diferentes caras da globalização em África. Os nossos repórteres juntam-se a pessoas que deixaram as suas casas à procura de melhores condições de vida em cidades africanas e mesmo na Europa. Apresenta-o a empresários africanos que beneficiaram da economia globalizada. E olha para como a coluna vertebral da economia africana, a agricultura, mudou sob influência da globalização.