1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Gabinete de apoio a empresas alemãs inaugurado em Moçambique

As relações económicas entre Moçambique e Alemanha estão cada vez mais coesas. Prova disso é a criação de um Gabinete para o Fomento Económico Moçambique-Alemanha.

Moçambique e Alemanha acabam de reforçar os laços económicos existentes entre os dois países com a inauguração, esta segunda-feira (14.04), do Gabinete para o Fomento Económico Moçambique-Alemanha. O objetivo da instituição é proporcionar contatos empresariais entre dois os países. Com o apoio do recém-inaugurado gabinete, mais empresas alemãs poderão investir em Moçambique.

Eröffnung Büro Wirtschaftsförderung Mosambik Deutschland

Sede do Gabinete para o Fomento Económico Moçambique-Alemanha, em Maputo

O embaixador da Alemanha em Moçambique, Phillip Schauer, afirma que estas empresas "precisarão de todo o apoio possível, a fim de definir a melhor estratégia para competirem, para serem bem sucedidas em Moçambique". Segundo o embaixador alemão, "o mercado moçambicano, além de oferecer muitas possibilidades, apresenta também enormes desafios. É um mercado exigente, que requer das empresas estrangeiras o máximo esforço".

Consolidação de parcerias

Mais de 20 empresas alemãs estão a investir em Moçambique, devido ao seu crescimento económico. Para Phillip Schauer, é aqui que entra em cena o papel do Gabinente que, com a sua experiência e conhecimentos, "ajudará e aconselhará as empresas alemãs que pretendem apostar no mercado moçambicano".

"Tenho a certeza de que as empresas alemãs aguardaram a abertura do gabinete com uma enorme expectativa e, por isso, sentimo-nos muito satisfeitos por poder inaugurá-lo", disse o embaixador, durante a inauguração, em Maputo.

Eröffnung Büro Wirtschaftsförderung Mosambik Deutschland

Armando Inroga, ministro da Indústria e Comércio de Moçambique

Para o Governo de Moçambique, este gabinete não só atesta o bom ambiente de negócios que o país tem estado a proporcionar aos investidores estrangeiros, mas, como referiu o ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, também proporciona uma política persistente de abertura para captação do investimento direto estrangeiro.

"Tivemos, nos últimos 3 anos, situações de consolidação de parcerias entre empresas alemãs e moçambicanas e reuniões, fóruns de negócios, quer na Alemanha - em Frankfurt -, quer em Maputo, onde empresários moçambicanos e alemães, de forma persistente, procuraram oportunidades de consolidar os seus negócios em Moçambique", lembrou o ministro.

Novas áreas de interesse da Alemanha em Moçambique

Para Armando Inroga, este gabinete "constitui a consolidação daquilo que, nos últimos anos, Moçambique tem estado a fazer: aprofundar cada vez mais as oportunidades de negócio entre a Alemanha e Moçambique e vice-versa".

Eröffnung Büro Wirtschaftsförderung Mosambik Deutschland

Embaixador alemão em Moçambique, Phillip Schauer, e Armando Inroga, na inaguração do Gabinete para o Fomento Económico

O Gabinete de Fomento Económico Moçambique-Alemanha deverá ajudar ainda a diversificar áreas de interesse da Alemanha em Moçambique. O ministro moçambicano sublinhou o facto de a Alemanha ser o primeiro país da União Europeia a apostar na área financeira no país lusófono, o que "vai permitir as relações entre as pequenas e médias empresas moçambicanas e alemãs e o relançamento do setor industrial moçambicano, com foco naquilo em que a Alemanha se consegue distinguir, na Europa e no mundo".

Antes da criação do Gabinete para o Fomento Económico Moçambique-Alemanha, era a partir da África do Sul, através da Câmara de Comério e Indústria para a África Austral, que se estabelecia o contacto entre empresários moçambicanos e alemães.

Ouvir o áudio 03:13

Gabinete de apoio a empresas alemãs inaugurado em Moçambique

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados