1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Falta quase tudo em Nete, centro de Angola

21 de outubro de 2016

Os populares da localidade de Nete, município do Mungo, na província do Huambo, queixam-se de quase tudo: falta de água, energia, hospitais e escolas. Não há estradas e o acesso à zona faz-se por uma picada.

https://p.dw.com/p/2RXFu
Foto: DW/M. Luamba

Mais de 200 quilómetros separam a localidade de Nete da sede da província do Huambo, no centro de Angola. Chegar lá não é fácil. Não existem vias primárias nem secundárias. E a circulação rodoviária faz-se por uma picada estreita, atravessada por rios e riachos. Os buracos e as pontes improvisadas, feitas de paus, dificultam a circulação de pessoas e bens. 

Os motoqueiros são os principais utentes da estrada. “Conduzo andando devagar para fugir dos buracos”, conta o motociclista Paulino Luma. “A estrada está muito mal com os buracos. Na tentativa de fugir de outra mota que não tinha travão, tivemos um acidente”, conta.

A situação complica-se ainda mais no tempo chuvoso. “Quando chove, os carros não entram. Mesmo quando temos as nossas coisas para vender, temos de levar a nossa gasolina e com a motorizada vamos até ao Kambwengo ou Bailundo”, relata o morador Fernando Filipe Paulino.
Em Nete, as casas são de adobe e cobertas de capim. E a única escola pública que existe tem poucas condições. "Há uma escola mas não está boa. Não está boa porque a escola é pequena, há muitas pessoas que querem estudar. Queremos que se aumente um pouco e as cadeiras são de paus”, retrata Pedro Katanganha.

Angola - Nete Huambo
Esta picada é a única via de acesso de Nete à sede da província do Huambo, com o mesmo nomeFoto: DW/M. Luamba

O jovem de 21 anos só tem a terceira classe. Desde que decidiu constituir família, há três anos, nunca mais voltou à escola. À semelhança de outras zonas rurais de Angola, as meninas e os rapazes casam-se muito cedo e deixam de ir às aulas. 

Pedro Zagueu nasceu há 33 anos, em Nete, e não sabe ler nem escrever. Mas gostava de aprender. "Nunca estudei e estou interessado".

Sem cuidados médicos

Na humilde localidade também não há assistência médica. “Hospital não tem. Temos só farmácia, mas por causa desta crise não temos mesmo nada”, desabafa o morador Fernando Paulino.

Também não há fornecimento de luz eléctrica nem água potável. Para matar a sede, Fernando Paulino e outros populares consomem água imprópria. “É mesmo nestes riachos. Os homens que têm responsabilidade fizeram um poço e é nas cacimbas [poços] onde puxamos a água. Provoca mesmo doenças, mas Deus é que nos está a cuidar. Deus é que nos dá boa saúde”, diz Fernando Paulino que reconhece o risco de contrair doenças devido ao consumo de água.
A administração municipal do Mungo justifica que tomou posse há menos de seis meses. E, por isso, ainda está em fase de levantamento dos problemas das várias localidades que compõem a municipalidade.

28.10 .16 Retrato de Nete - MP3-Mono

Angola vive desde meados de 2014 uma crise financeira, económica e cambial devido essencialmente à quebra das receitas da exportação de petróleo. Na revisão do Orçamento Geral do Estado, aprovada em 19 de setembro no parlamento, o Governo reviu em baixo o crescimento da economia de 3,3 para 1,1% e do défice das contas públicas, que passa de 5,5% para 6,8% em 2016.

O endividamento do Estado angolano tem sido utilizado para colmatar a forte quebra nas receitas com a exportação de petróleo. Em locais mais remotos como Nete, no Huambo, a falta de investimento em infraestruturas básicas é gritante, deixando as comunidades a viver em fracas condições.

Saltar a secção Mais sobre este tema