1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Faleceu o opositor histórico Étienne Tshisekedi

AFP | ar
1 de fevereiro de 2017

Étiene Tshisekedi, opositor histórico na República Democrática do Congo (RDC), faleceu esta quarta-feira (01.02), anunciou em Kinshasa a União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS) do qual era presidente.

https://p.dw.com/p/2Wp4o
Demokratische Republik Kongo Etienne Tshisekedi gestorben
Foto: Reuters/F. O'Reilly

"O presidente Tshisekedi  faleceu hoje às 17H42, em Bruxelas”, anunciou à imprensa Bruno Tshibala, secretário-geral addjunto da UDPS.

Segundo familiares do velho opositor de 84 anos de idade, Étienne Tshisekedi, faleceu num hospital da capital belga, em circunstâncias que não foram reveladas.A morte de "Tshitshi”, como era carinhosamente chamado pelos seus apoiantes, ocorreu oito dias após a sua partida da RDC, em plena negociações políticas sobre uma partilha do poder, até às próximas eleições presidenciais, entre a oposição e a maioria que apoia o Presidente Joseph Kabila, no poder desde 2001.

Bildkombo Etienne Tshisekedi Joseph Kabila Demokratische Republik Kongo
Étienne Tshisekedi (esq.) e Joseh KabilaFoto: picture alliance/dpa/DW-Fotomontage

Na altura da partida de Kinshasa do opositor histórico de Kabila, observadores notaram que  a decisão poderia complicar as negociações destinadas a permitir uma saída pacífica para a crise política provocada pela manutenção no poder do Presidente da República Democrática do Congo, após o fim do seu mandato, a 20 de dezembro.

Candidato derrotado por Kabila na eleição presidencial de novembro de 2011, marcada por fraudes e várias irregularidades, Tshisekedi, nunca reconheceu a vitória do seu adversário e chegou ao ponto de proclamar-se "Presidente eleito” da RDC após o anúncio dos resultados oficiais.

Saltar a secção Mais sobre este tema