1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Diálogo Religioso

3 de agosto de 2010

Em todo o mundo há pessoas que, mesmo de diferentes religiões, convivem pacificamente. Mas a intolerância, os estereótipos e a falta de conhecimento podem ser perigosos, como confirma a nossa série "Ponte sobre Gori".

https://p.dw.com/p/Ng1o
África é um continente com diversidade de religiõesFoto: LAIF

A fé desempenha um papel crucial na vida de muitas mulheres e homens africanos, sejam eles jovens ou idosos, pobres ou ricos. Em África, as três principais religiões monoteístas – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo – coexistem com as religiões africanas tradicionais. Assim é reflectida a diversidade cultural do continente.

Na nossa radionovela a aceitação da diversidade religiosa nem sempre é fácil na pequena cidade (fictícia) de Gori. O rio que divide esta cidade comercial separa também duas famílias muito influentes: os Dembele e os Omeiro. Os Dembele são cristãos e os Omeiro são muçulmanos. A rivalidade entre as duas famílias é forte como uma pedra.

Assim foi até ao dia em que Henrique Dembele e Leila Omeiro se conheceram. Ambos os jovens frequentam o Colégio Ubunto, uma escola para rapazes e meninas entre os 16 e os 18 anos, de origens religiosas diferentes.

Desafiando o peso do passado e os seus prejuízos, os dois jovens aprendem a importância do diálogo, da colaboração e da tolerância. Será que, dadas as circunstâncias, o seu amor proibido terá chances de vingar? Saibam mais na nossa radionovela sobre o diálogo religioso intitulada "Ponte sobre Gori".

O "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" está disponível em seis línguas: amárico, francês, hausa, inglês, português e suaíli e é financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.