1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Descriminalização de drogas leves na África Ocidental é destaque na imprensa alemã

Marcio Pessôa13 de junho de 2014

Jornais do país também destacaram a visita do ministro do Desenvolvimento Gerd Müller ao continente e entraram no debate sobre as tendências no urbanismo na África do Sul.

https://p.dw.com/p/1CHsJ
Foto: Fotolia

A imprensa alemã lembrou a nova onda do Ebola na África Ocidental. Der Tagesspiegel classifica o atual surto como maior do que os registrados anteriormente e “ainda não está controlado”.

“Em apenas duas semanas, a Organização Mundial da Saúde estima que mais 90 casos suspeitos foram confirmados na Guiné – muitos foram relatados na Serra Leoa.

O vírus já infectou 453 pessoas, sendo que 243 morreram. Os números superam qualquer outro surto anterior. O vírus foi descoberto em 1976.

O ministro de Desenvolvimento da Alemanha, Gerd Müller, concedeu entrevista para os jornalistas Michael Thumann e Christiane Gefe, publicada no jornal Die Zeit.

Müller aborda a questão dos refugiados e aparentes contradições de bond relacionamentos com governos apontados como violadores dos direitos humanos.

Desenvolvimento e valores humanos

Ele diz que é a favor da uma política de desenvolvimento voltada aos valores humanos, mas salienta que não se pode implementar esta política sem falar com os líderes dos países.

Ainda a propósito da visita de Müller a alguns países africanos, Der Tagesspiegel destacou não somente o interesse alemão em investir mais no continente, mas também de estimular que outros países industrializados façam o mesmo.

Afrika, Entwicklungsminister Gerd Müller, Südsudan, Entwicklungszusammenarbeit
Müller esteve com Salva Kiir, Presidente do Sudão do SulFoto: DW

O texto cita as câmaras de comércio alemãs, presentes em 85 países como contatos para os negócios. Também ressalta que o banco estatal de fomento KFW investiu 1,4 mil milhões de euros em 716 projetos de cooperação no ano passado.
Nova estratégia contra as drogas

Die Welt publicou a matéria intitulada “Uma política anti-drogas errada custa vidas”, de Daniel-Dylan Böhmer e Martin Scholz. Trata da sugestão do ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, de descriminalizar as “drogas leves” como um meio de combater os traficantes.

Um relatório da ONU indicou o tráfico e a corrupção tem enfraquecido os Estados. Existe informações de que muitos chefes do tráfico colaboram esporadicamente com núcleos terroristas.

“A guerra contra as drogas só tem dado a possibilidade de os traficantes ganharem muito dinheiro. Ao mesmo tempo, tem destruído a vida de muitos jovens nas Américas, África e outros lugares. Jovens que foram presos com meia-grama de substâncias”, escreve o jornal.

Atomgespräche in Genf
Annan sugere a descriminalizaçãoFoto: picture-alliance/dpa

A entrevista com a arquiteta sul-africana Luyanda Mpahlwa para Laura Weissmüller , do Süddeutsche Zeitung, abriu espaço para a velha e a nova arquitetura da exclusão na África do Sul.

Mpahlwa estudou na Alemanha e, hoje, vive na Cidade do Cabo – que, segundo ela, ainda separa os negros dos brancos. Ela se refere a um novo “urbanismo apartheid” para discutir a discriminação no planejamento urbano e a responsabilidade dos moradores dos distritos.

[No title]