1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Da delinquência à seleção cabo-verdiana de futebol

Nélio dos Santos (Praia)20 de abril de 2016

Nilson foi o único jogador residente em Cabo Verde convocado para um recente compromisso com Marrocos. Mas o caminho para o sucesso teve vários percalços: caiu nas malhas do crime e esteve na prisão.

https://p.dw.com/p/1IZFa
Foto: Federação Caboverdiana de Futebol/C. Fonseca

“Jovem criado na zona de Ponta d´Agua, futebolista, amante de futebol que hoje está na seleção de Cabo Verde, um tubarão azul com muito orgulho”, é assim que se apresenta Admilson Gomes Monteiro, mais conhecido por Nilson no mundo do futebol.

Hoje com 27 anos, o futebolista foi criado no seio de uma família humilde e considera que “muita gente não esperava pelo momento” de o ver ser chamado à seleção cabo-verdiana.

Mas o caminho para o sucesso foi trilhado com várias dificuldades. Nilson caiu nas malhas do crime e durante vários anos pertenceu a um gangue que espalhou o terror na Ponta d´Agua, bairro na periferia da cidade da Praia “com bastante delinquiência juvenil, onde existem muitos jovens sem apoio”, explica.

Usou armas, atacou pessoas até que um ataque a um agente da polícia, perpetrado alegadamente por outros colegas, o levou à prisão. Tinha na altura 20 anos. Cumpriu ano e meio na Cadeia Central da Praia.
Na prisão diz que comeu o pão que o diabo amassou: “Foi o pior momento da minha vida. Caí no fundo do poço. Viver numa cadeia é quase sobreviver por piscar de olhos. Eu enfrentei todos os perigos que existem na vida”, lamenta Nilson.

O clique para mudar de vida foi o nascimento da filha, hoje com 6 anos. “Quando conheci a minha filha estava na cadeia e esse foi o momento que agradeço a Deus até hoje. Foi o momento que dignificou a minha vida” – recorda o futebolista cabo-verdiano.

Saiu da prisão, mas Nilson continuou a ser vítima da delinquência juvenil. Pouco tempo depois foi atingido por um tiro disparado por elementos de grupos rivais. “Alguns jovens que não acreditaram na minha mudança deram-me um tiro no pé”, afirma o jogador.

O futebol como tábua de salvação

Depois de um mês internado no Hospital Central da Praia, Nilson voltou a abraçar a sua verdadeira paixão, o futebol. “O futebol é a minha vida, sem ele eu não estava aqui. Se não fosse por causa do futebol eu estaria morto”, acrescenta.
O futebol foi um escape para fugir da delinquência juvenil. Nos primeiros tempos, Nilson deslocava-se de táxi para os treinos para não ser atacado por grupos rivais. Estudou até à oitava classe.

A paixão pelo futebol começou ainda criança com “peladinhas” no seu bairro. Mas, em março último, foi convocado pela primeira vez para a seleção cabo-verdiana de futebol, tornando-se no único jogador residente em Cabo Verde chamado para representar os Tubarões Azuis.

Alegria de menino

“Quando eu soube que fui convocado para a seleção nacional foi uma alegria imensa de um miúdo que ultrapassou todas as barreiras da vida e que, enfim, foi premiado com o que merecia há muito tempo”, lembra Nilson orgulhoso.

Nilson tem como ídolo o italiano Buffon e sonha um dia jogar na Europa. Atualmente, é guarda-redes do Bairro, equipa que lidera o campeonato regional de Santiago Sul.

O crime e delinqüência são páginas do passado. Agora Nilson quer ser um exemplo para outros jovens cabo-verdianos. “A mensagem que eu gosto de deixar aos jovens cabo-verdianos é para não nunca desistirem do sonho deles. Porque onde menos esperaram vão ter uma surpresa, porque a vida é feita de surpresas. Barreiras são feitas para superar”, remata o tubarão azul.

[No title]

Afrika Cup Kap Verde Angola
Os Tubarões Azuis chegaram aos quartos de final do CAN 2013Foto: Reuters
Kap Verde Nationalmannschaft
A seleção cabo-verdiana de futebolFoto: Federação Caboverdiana de Futebol/C. Fonseca
Saltar a secção Mais sobre este tema