1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Rádionovela sobre a Corrupção – O elefante na sala

17 de julho de 2012

A família Diambo parece não conseguir livrar-se dos tentáculos da corrupção. Até o pai, Alberto, que se orgulha da sua moral elevada, se vê preso num negócio sujo. Esta série mostra como combater a corrupção.

https://p.dw.com/p/15Z5k
Saibam mais sobre como é possível combater a corrupção com as histórias vividas pela família Diambo ao longo de dez episódios
Learning by Ear - CorruptionFoto: LAIF

A família Diambo parece não conseguir livrar-se dos tentáculos da corrupção. Até o pai, Alberto, que se orgulha da sua moral elevada, se vê preso num negócio sujo. Esta série mostra como combater a corrupção.

Pagar subornos em troca de favores faz parte da vida em África – professores aceitam pagamentos em troca de boas notas; políticos financiam as suas campanhas eleitorais através de negócios corruptos; e polícias ignoram infrações de trânsito por uma determinada quantia de dinheiro.

Para muitos, o suborno é, muitas vezes, visto como a maneira mais fácil de evitar problemas, ou simplesmente de conseguir obter algum serviço. Mas, a longo prazo, os subornos e os pagamentos ilegais criam um sistema injusto e inadequado que paralisa a vida social e económica de um país.

A nossa radionovela, que se baseia em histórias reais, retrata a família Diambo. O desejo de Alberto Diambo sempre foi ganhar a vida honestamente. Mas, sem saber, ele tornou-se parte de um escândalo no setor energético envolvendo políticos e empresários de alto nível. Alberto não quer que o nome da sua família seja arrastado para a lama e procura uma forma de evitar que isso aconteça.

A sua esposa, Joana, é professora numa escola e também enfrenta alguns problemas. Os subornos são frequentes na escola onde ensina. Mas será que ela é suficientemente forte para se manter fora desse negócio lucrativo e ser fiel aos seus princípios?

O único aliado da família Diambo é Serafim Tiongo com a sua organização recém-criada, "Parem a Corrupção Já!" Serafim, um homem de ação, normalmente não tem medo de nada, mas será que vai aguentar as consequências das denúncias que faz?

Ao longo de dez episódios, a série do Learning by Ear "Corrupção – O elefante na sala" mostra que, apesar de a denúncia de casos de corrupção poder ser perigosa, é possível. Os ouvintes também aprendem que a corrupção tem consequências graves e descobrem como podem atingir os seus objetivos sem comprometer a sua integridade.

O "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" está disponível em seis línguas: amárico, francês, hauçá, inglês, português e suaíli.

Saltar a secção Artigos e reportagens

Artigos e reportagens