1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Conselho da República de Angola reunido em Luanda

Lusa | ms
24 de abril de 2017

O órgão consultivo do Presidente da República reúne-se esta segunda-feira, na capital angolana. Deverá ser o último encontro solicitado por José Eduardo dos Santos, que está a preparar a convocação das eleições gerais.

https://p.dw.com/p/2bmHb
José Eduardo dos SantosFoto: Getty Images/AFP/A. Jocard

A realização da reunião no Palácio Presidencial, em Luanda, foi confirmada à agência Lusa por fonte ligada à convocatória, sem adiantar a agenda. Surge numa altura em que o Presidente está a preparar a convocação das eleições gerais, previstas para agosto deste ano.

O Conselho da República foi convocado pela última vez a 10 de fevereiro de 2015, na altura para debater as consequências da forte queda nas receitas com a exportação de petróleo. Foi a primeira convocatória daquele órgão no atual mandato, iniciado após as eleições gerais de 2012.

Angola Präsidentenpalast in Luanda
Encontro decorre no Palácio PresidencialFoto: RIA Novosti

Formalmente constituído, na atual configuração, em janeiro de 2013, o Conselho da República integra o vice-presidente, Manuel Vicente, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, e o procurador-geral da República, João Maria de Sousa.

Estavam ainda representados o então vice-presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Roberto de Almeida (que em agosto foi substituído pelo general João Lourenço), e os presidentes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Isaías Samakuva, da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), Abel Chivukuvuku, do Partido de Renovação Social (PRS), Eduardo Kuangana, e da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Lucas Ngonda, os cinco partidos com representação parlamentar.

Luz verde da CNE

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola informou sexta-feira (21.04) que estão criadas as condições materiais, humanas, técnicas e financeiras para a realização das eleições gerais de 2017, com base nas tarefas programadas e desenvolvidas até ao momento.

Este parecer favorável ao pedido formal do chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, leva nomeadamente em conta a receção provisória do Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores (FICM), no dia 18 de abril, com os dados dos mais de 9,4 milhões de eleitores registados e em condições de votar, bem como o financiamento do ato eleitoral.

A CNE informou igualmente que o parecer favorável às eleições gerais de 2017 seria enviado ainda na sexta-feira (21.04) ao Presidente da República.

Saltar a secção Mais sobre este tema