1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

CDU festeja quarto mandato de Merkel, mas AfD preocupa

Cristiane Vieira Teixeira (Berlim)
24 de setembro de 2017

Na central da CDU, muito se ouviu a frase: "Esperávamos mais". Ainda assim, apoiadores do partido de Merkel comemoraram os resultados e especulavam sobre o novo Governo. Críticas foram para a entrada da AfD no Bundestag.

https://p.dw.com/p/2kd6X
Angela Merkel e sua comitiva, durante o discurso da chanceler na central da CDU em BerlimFoto: imago/S. Zeitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, foi recebida com aplausos na central de seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), em Berlim, na noite deste domingo (24.09). Ela subiu ao palco acompanhada por uma comitiva de políticos de topo da Alemanha – entre os quais, a ministra da Defesa, Ursula von der Leyen.

Merkel fez um discurso sucinto, em que comemorou os quase 33% de votos que os dois partidos da democracia cristã (CDU/CSU) conquistaram segundo as projeções. Uma perda de aproximadamente 9 pontos percentuais e pior resultado desde 1949. Entretanto, Merkel também falou dos desafios que o novo Governo irá enfrentar – nomeadamente a entrada do partido populista de direita, Alternativa para a Alemanha (AfD), no Parlamento alemão.

Elmar Brok (Cristiane Vieira Teixeira)
Elmar Brok, membro do Parlamento EuropeuFoto: DW/C. Teixeira

"[Era] tudo, menos óbvio, que nos tornamos o partido mais forte [no Parlamento]. E, naturalmente, temos uma grande tarefa pela frente, que é a entrada da AfD [Alternativa para a Alemanha] no Bundestag alemão. E vamos fazer uma análise completa, porque queremos recuperar os eleitores e as eleitoras da AfD – resolvendo problemas, absorvendo suas preocupações, também os seus medos, em parte, mas sobretudo por meio de uma boa política", declarou a chanceler alemã diante de jornalistas de todos os cantos do mundo e partidários da CDU.

O político alemão Elmar Brok, membro do Parlamento Europeu, estava otimista com o resultado alcançado pela CDU.

"Temos um claro mandato de Governo. A senhora Merkel [eleita] quatro vezes consecutivas, já é sensacional. Temos 13 pontos percentuais a mais que o segundo partido mais votado, por isso a formação de um Governo contra nós não é possível. Isso não é tão bom como há quatro anos, mas semelhante a 2005 e 2009", avaliou.

Benedikt Schulz
Benedict Schulz, membro da CDUFoto: DW/C. Teixeira

"Agora temos que levar este país adiante com uma nova coligação – com os Liberais e Os Verdes, possivelmente. E deixar claro que o nacionalismo sempre significou uma catástrofe para a Alemanha", acrescentou.

A AfD angariou cerca de 13% dos votos, segundo as projeções. Torna-se, assim, a terceira maior força no Bundestag.

Brok mostrou-se incomodado com a entrada da AfD no Parlamento. "Temos 87% dos parlamentares que não receberam votos dos nacionalistas no Bundestag. Não há motivo para agitação. Temos que combatê-los, mas a política alemã não vai mudar por conta disso,” defendeu Elmar Brok.

Expetativas para o novo Governo

O segundo maior partido do Parlamento alemão será, novamente, o Partido Social Democrata (SPD), atualmente parceiro do Governo, que obteve cerca de 21% dos votos nessas eleições. Mas o líder dos sociais-democratas, Martin Schulz, descartou uma participação no novo Governo.

Jan Tielisch, membro da CDU, está confiante no sucesso de um Governo que inclua também o Partido Democrático Liberal (FDP), que obteve 11% dos votos, e Os Verdes, que angariaram 9%.

Reacoes CDU - MP3-Stereo

"Acho até que pode funcionar muito bem. Grandes coligações devem existir apenas por um determinado tempo e nunca devem ser uma solução duradoura numa democracia, porque sempre precisamos de uma oposição forte. Por isso, acho que uma coligação entre a CDU/CSU, Os Verdes e o FDP é uma possibilidade muito boa para os próximos quatro anos", considerou.

Benedict Schulz, de 21 anos, trabalhou na campanha da CDU. Como muitos outros, disse à nossa reportagem que esperava que seu partido conquistasse um percentual maior de votos. Ainda assim, comemorou o resultado.

"Temos ainda um resultado forte. A CDU é a maior força [no Bundestag]. Chegamos numa situação em que, sem nós, nenhum Governo pode ser formado e é deste ponto de partida que temos que trabalhar", opinou.

Apesar das expetativas apontarem para a chamada "Coligação Jamaica", entre a CDU/CSU, o FDP e Os Verdes, a formação do novo Governo alemão ainda deverá levar algumas semanas para se confirmar.

Saltar a secção Mais sobre este tema