1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Candidato da oposição vence presidenciais no Gana

O opositor Nana Akufo-Addo foi eleito como o próximo Presidente do Gana. As celebrações multiplicaram-se em Acra. O atual Presidente, que se candidatava a um novo mandato, já reconheceu os resultados.

Os resultados foram anunciados na sexta-feira (09.12) à noite e os apoiantes do opositor Nana Akufo-Addo começaram logo a festejar nas ruas da capital Acra.

Segundo a Comissão Eleitoral, o líder do Novo Partido Patriótico conquistou 53,8 dos votos nas eleições de quarta-feira (07.12), contra 44,4% do atual Presidente, John Dramani Mahama, do Congresso Democrático Nacional. Ao todo, 68,2% dos eleitores foram às urnas.

"Esta noite, prometo-vos solenemente: não vos vou desiludir. Farei tudo ao meu alcance para corresponder às vossas expectativas", afirmou Akufo-Addo perante uma multidão em festa no jardim da sua residência. O opositor assegurou que iria devolver o país ao "caminho da prosperidade".

Muitos eleitores culpam o Presidente cessante pelo mau estado da economia do Gana.

Com a queda dos preços do ouro, do petróleo e do cacau nos mercados internacionais - todos produtos que exporta - o país, antes considerado uma das economias africanas mais dinâmicas, entrou em crise. A dívida pública aumentou e os preços subiram. No ano passado, o Gana teve de pedir um empréstimo ao Fundo Monetário Internacional de 918 milhões de dólares, que ainda está a pagar.

Ghana Präsident John Dramani Mahama

Mahama: "Cumpri o meu papel como Presidente"

Presidente reconhece resultados

Pouco antes da divulgação oficial dos resultados, John Dramani Mahama telefonou a Nana Akufo-Addo para lhe dar os parabéns pela vitória. Depois, falou aos apoiantes, prometendo respeitar a vontade do povo e trabalhar com o Presidente eleito para assegurar uma transição pacífica do poder.

"Cumpri o meu papel como Presidente. Contribuí para o desenvolvimento político, social e económico do nosso país", disse Mahama, elogiado frequentemente durante o seu mandato por mandar construir várias escolas, estradas e centros de saúde.

"Gostaria de ter tido uma oportunidade para fazer mais, mas respeito a vontade do povo ganês."

Os vencedores das eleições de quarta-feira, Akufo-Addo e o seu Novo Partido Patriótico, prometeram criar mais postos de trabalho e impulsionar a industrialização em vários setores económicos, incluindo na agricultura.

Leia mais