1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Cabo Verde

Caça ao voto com vista às autárquicas na reta final em Cabo Verde

Em Cabo Verde, cerca de 315 mil eleitores escolhem domingo (04.09.) os seus novos órgãos autárquicos nos 22 municípios do país. A caça eleitoral termina esta sexta-feira (02.09.), depois de 16 dias.

default

Campanha eleitoral do MpD na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde

Passeatas, contatos personalizados com o eleitorado e showmícios com muita batucada marcaram os dezasseis dias de campanha eleitoral. Os cinquenta e sete candidatos que disputam a presidência dos vinte e dois municípios do país calcorrearam as cidades, vales e montanhas à procura de votos.

Tirando um incidente com arremesso de pedras nos Mosteiros, na ilha do Fogo, globalmente a campanha decorreu de forma ordeira, sintetiza o analista político cabo-verdiano João Silvestre Alvarenga.

Disputa até ao último momento

Ele relata que “a campanha tem decorrido de uma forma geral tranquilamente, sem grandes sobressaltos, o eleitorado acompanhou as propostas apresentadas. Agora a definição em relação às escolhas isso é um pouco mais complexo, porque salvo algumas exceções onde já está tudo definido, nos outros casos acho que a disputa vai ocorrer até ao último momento”.

Kap Verde Santiago João Silbestre Alvarenga Politologe

João Silvestre Alvarenga, analista político cabo-verdiano

O professor universitário João Silvestre Alvarenga acha que haverá incerteza eleitoral até o último momento em pelo menos cinco municípios: “Em Santa Catarina de Santiago, creio também nos Picos (ilha de Santiago), na ilha do Fogo em São Filipe e nos Mosteiros penso que haverá a mesma situação, e em São Vicente acho que a disputa vai até ao último momento”.

MpD é o favorito

O Movimento para a Democracia (MpD) detém a presidência de catorze das vinte e duas câmaras do país. O analista acredita que o MpD vai voltar a ganhar estas eleições: “Pelo quadro que se desenha eu creio que o MpD está em vantagem, porque parte com um número maior de câmaras municipais e, do outro lado, como ganhou recentemente as eleições legislativas vem com um balanço muito forte e parte claramente em vantagem em relação ao PAICV”.

Kap Verde Mindelo - Wahlkampf in Kap Verde

Augusto Neves (esq.), candidato do MpD no Mindelo, e Ulisses Correia (centro), líder do MpD

Cerca de 315 mil eleitores vão escolher domingo (04.09.) os seus novos presidentes de câmara e de assembleia municipais.

Os números foram atualizados pela diretora geral de apoio ao processo eleitoral, Arlinda Chantre: “Entre 21 de março e 30 de junho tivemos um acréscimo de onze mil novas inscrições em relação às eleições legislativas de 20 de março último”.

A diretora geral de apoio ao processo eleitoral garante que está tudo a posto para as autárquicas de domingo (04.09). O material destinado ao funcionamento das assembleias de voto já está nos vinte e dois concelhos do país."


1.121 assembleias de voto vão funcionar, em todo o país, das 8 às 18 horas.

Ouvir o áudio 03:02

Caça ao voto com vista às autárquicas na reta final em Cabo Verde

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados