1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desastres

Avião com 66 pessoas a bordo cai no Irão

EFE | Lusa | kg
18 de fevereiro de 2018

Mau tempo dificulta acesso de equipes de resgate à região montanhosa onde acidente aconteceu. Aeronave saiu dos radares 20 minutos depois de decolar da capital Teerã.

https://p.dw.com/p/2stYw
Foto: picture-alliance/dpa/EADS ATR

Um avião com 66 pessoas a bordo caiu este domingo (18.02) no Irão. Segundo a companhia aérea iraniana Aseman Airlines, estavam na aeronave 60 passageiros, dois pilotos, dois comissários de bordo e dois membros do pessoal de segurança. 

O avião, um ATR com 20 anos de uso, se chocou contra uma montanha na cordilheira de Zagros, perto da cidade de Samirom, no sul da província central de Isfahan, uma região com nevoeiros e ventos fortes.

O ATR-72 fazia a rota doméstica entre a capital, Teerã, e a cidade de Yasuy, no sudoeste do país. Segundo o porta-voz de Emergências iraniano, Moytaba Khaledi, o aparelho desapareceu do radar cerca de 20 minutos depois de ter decolado do aeroporto de Teerã.

As autoridades enviaram helicópteros para a região do acidente, por se tratar de uma área montanhosa de difícil acesso de ambulâncias, acrescentou Khaledi. As más condições meteorológicas estão a dificultar o acesso das equipes de resgate ao avião. Segundo habitantes daquela zona, todos as pessoas a bordo estão mortas, mas a informação não foi confirmada pela companhia aérea.

O Irão tem uma frota aérea obsoleta devido aos muitos anos de sanções internacionais. Na última década, ocorreram vários acidentes graves. O último foi em agosto de 2014 em Teerã, quando 40 pessoas morreram. Três anos antes, outro avião comercial caiu durante uma tempestade de neve no norte do país, matando 77 pessoas.

Mais de 20 equipes de três províncias foram enviadas à zona, anunciou o diretor de operações de resgate do Crescente Vermelho iraniano, Morteza Salimi. O mau tempo obrigou a cancelar vários voos domésticos no Irão nas últimas 24 horas.