1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"As conquistas da CPLP estão aquém do seu potencial"

Filipa Serra Gaspar13 de maio de 2016

Durante um evento para discutir a importância da língua portuguesa na Alemanha, o secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy, salientou que o português deve afirmar-se como uma língua de negócios.

https://p.dw.com/p/1InLH
Murade Murargy, secretário-executivo da CPLPFoto: DW/F. S. Gaspar

Foi na Embaixada do Brasil em Berlim que se assinalaram os 20 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ao mesmo tempo que se discutia a importância da língua portuguesa na Alemanha.

Durante a tarde de quarta-feira (11.05), a alemão misturou-se com o português enquanto se discutiam também novas estratégias para o sucesso da língua portuguesa no estrangeiro.

Murade Murargy, secretário-executivo da CPLP, marcou presença e deixou claro que é importante promover a língua portuguesa como uma língua de negócios, de modo a quebrar barreiras nos diversos mercados pois "as conquistas da CPLP estão aquém do seu potencial".

O moçambicano Murargy, realçou que é importante "afirmar o português como língua de produção científica, língua de inovação e de comunicação digital, bem como língua de negócios" de forma a explorar as vantagens da "proximidade linguística" no comércio externo, no investimento direto estrangeiro, na circulação de pessoas e prestação de serviços.

O que vai acontecer com o Novo Acordo Ortográfico?

Publikum Konferenz zur Bedeutung der portugiesischen Sprache in Deutschland
Durante o evento discutiu-se o Novo Acordo OrtográficoFoto: DW/F. S. Gaspar

Como não podia deixar de ser, o Novo Acordo Ortográfico foi um tema debatido. Neste momento já está em vigor em Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste e no Brasil, onde entrou em vigor a um de janeiro de 2016.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique, na semana passada, voltou a colocar o assunto no centro das atenções. O Presidente português disse que caso o novo acordo não seja ratificado em Moçambique e Angola, este poderá ser o momento certo para uma reavaliação.

Apesar de ainda não ter sido promulgado no país, o embaixador de Angola em Berlim, Alberto Correia Neto, revela que a implementação do Acordo poderá ser uma forma de unir cada vez mais a comunidade lusófona: "o português que se fala em Angola é percetível por todos os que falam português, mas há variações que fazem com que alguns aspetos devam ser introduzidos".

Por sua vez, Murargy realça que a implementação do Novo Acordo tem muitas outras implicações e diz que "o documento não pode ser aplicado só porque sim". O secretário-executivo revela que "tanto em Moçambique como em Angola, o processo está em curso. Esse Acordo Ortográfico tem muitas implicações, nomedamente em termos de revisão de materiais escolares e portanto, muita coisa que implica recursos financeiros".

Desta forma, Murade Murargy considera que para o Novo Acordo ser aplicado, os países têm de estar preparados, em termos de recursos, "para mudar quase tudo, e isso leva o seu tempo”.

Guiné Equatorial na CPLP

[No title]

O secretário-executivo da CPLP frisou que o desenvolvimento dos Estados- membro da CPLP e a consolidação das suas democracias durante os últimos 20 anos estão a acontecer de forma gradual.

Após 2 anos da controversa adesão da Guiné Equatorial à CPLP, Murargy faz uma balanço positivo e revela que a organização lusófona deve apoiar o país. "A Guiné Equatorial, neste momento, está a fazer um grande esforço para ajustar a sua maneira de ser e as suas normas, às normas que estão em vigor na CPLP", garante.

Relativamente às eleições nas quais Teodoro Obiang voltou a ser eleito, o moçambicano considera que foi "um grande passo" para o país. "Vamos ver que nas próximas eleições vai melhorar”, afirmou.

No Brasil também se fala em eleições, e para breve, com a recente posição do Senado face à destuituição da Presidente Dilma Rousseff. Por isso mesmo, durante todo o evento, um grupo de cerca de 15 brasileiros manifestou-se à porta da Embaixada do Brasil, gritando palavras de ordem “por um Estado laico”, em apoio a Rousseff.

Demonstration Konferenz zur Bedeutung der portugiesischen Sprache in Deutschland
Brasileiros manifestam-se junto à Embaixada do Brasil, em BerlimFoto: DW/F. S. Gaspar