1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

UNITA: Deputados ocuparão lugar no Parlamento

Lusa
17 de setembro de 2017

Após ameça de boicote, o maior partido da oposição angolana confirma a presença dos seus 51 deputados eleitos na Assembleia Nacional. UNITA contestava os resultados das eleições de 23 de agosto.

https://p.dw.com/p/2k7mb
Foto: Getty Images/AFP/A. Jocard

O maior partido da oposição em Angola, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), anunciou este sábado (16.09) que os seus deputados eleitos nas legislativas de agosto assumirão os lugares no Parlamento, uma decisão tomada dias depois de o Tribunal Constitucional ter validado as eleições.

"Assumiremos os lugares no Parlamento para prosseguir a luta democrática dentro e fora das instituições", afirmou o presidente Isaias Samakuva, em conferência de imprensa.

Tendo ficado em segundo lugar nas eleições legislativas, a UNITA contestou os resultados e tinha admitido um boicote à presença dos seus 51 deputados na Assembleia Nacional, recuando agora na decisão.

O Tribunal Constitucional validou na quarta-feira passada as eleições de 23 de agosto, dizendo que decorreram de forma organizada, participativa e ordeira e foram "livres, transparentes, universais e justas".

O presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, considerou válidos o ato eleitoral e os resultados constantes da ata de apuramento nacional, aprovada pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Infografik Endergebnis der Wahlen 2017 in Angola POR

Os resultados definitivos divulgados conferem vitória ao partido Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), com 4,1 milhões de votos (61,07%), maioria qualificada, elegendo 150 deputados.

Os resultados confirmam que a UNITA foi a segunda força política mais votada, tendo alcançado 26,67% dos votos, elegendo 51 deputados, seguido da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), com 16 assentos parlamentares.

O Partido de Renovação Social (PRS) elegeu dois deputados à Assembleia Nacional, enquanto a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) elegeu apenas um parlamentar. O partido Aliança Patriótica Nacional (APN), criado este ano, não conseguiu eleger qualquer deputado.