1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Angola

Angola na mira do rapper luso-angolano Jimmy P

A música não tem fronteiras. E, por isso, o rapper luso-angolano Jimmy P parte agora à conquista do mercado angolano. Munido de um prémio prestigioso arrebatado em novembro em Portugal.

Em 11 de novembro passado, Jimmy P sagrou-se o grande vencedor na categoria de Melhor Artista Revelação nos chamados “Portuguese Festival Awards”. Esta gala premeia o que melhor se faz em Portugal a nível de música, tanto no que toca os artistas como os festivais. Para Jimmy P, este prémio, nunca antes conseguido por um rapper, eleva e valoriza em muito o movimento hip-hop.

Munido deste reconhecimento, Jimmy P voltou agora os olhos para Angola. O rapper luso-angolano e a equipa que acompanha a produção querem conhecer melhor aquele mercado africano para eventuais iniciativas em 2015, disse o músico à DW África: “Sei que é um mercado onde tenho bastantes ouvintes, porque recebo muitas mensagens. Agora estamos a planear uma ida a Luanda em janeiro de 2015, se tudo correr bem, para perceber até que ponto é viável uma iniciativa que envolva o lançamento de um disco, e a produção de um concerto”.

Ouvir o áudio 02:36

Angola na mira do rapper luso-angolano Jimmy P.

Cidadão antes de músico

Pois há muito tempo que o músico aspira pisar os palcos angolanos: “E mesmo que não se concretize uma iniciativa dessas, vamos continuar a trabalhar para quando isso seja possível, porque será sempre um prazer ir a Angola fazer concertos”.

Não são predominantes nos seus concertos, mas algumas das canções de intervenção social de Jimmy P têm o pendor da denúncia e do apelo por uma sociedade mais justa. Porque, diz Jimmy P: “Antes de ser músico sou cidadão, como outro qualquer. E um cidadão que vive os sonhos, as preocupações e os dramas da sociedade atual”. Mantendo que ninguém consegue ficar indiferente ao momento que a sociedade em geral está a atravessar, o músico conclui: “Se para mim a música é uma forma de expressão sincera, genuína e honesta, é inevitável este tipo de temas, tendo em conta que eles também me afetam”.

A valorização do hip-hop

Jimmy P. no palco

Jimmy P recebe o Prémio Melhor Artista Revelação dos "Portuguese festival Awards".

Na entrega do prémio Melhor Artista Revelação no dia que coincidiu com o 39º aniversário da independência de Angola, o músico disse que este prémio não é apenas uma vitória para Jimmy P, pois a seu ver trata-se de um estímulo para outros artistas e também contribui para a afirmação do hip-hop: “Acima de tudo é um prémio que valoriza o hip-hop como universo cultural, e que o coloca no seu devido lugar, onde existe respeito e consideração. Porque credibiliza e acrescenta valor a uma forma de expressão artística, que ainda é vista por algumas pessoas como muito amadora.” Para além de, diz Jimmy P, o prémio abrir um precedente: “para que mais artistas possam ser nomeados e premiados nesta categoria".

Entre os artistas premiados, Jimmy P juntou-se aos vitoriosos luso-angolanos dos Buraka Som Sistema que ganharam na categoria de Melhor Atuação ao Vivo – Artista Nacional, e Arctic Monkeys que venceram o prémio de Melhor Atuação ao Vivo – Artista Internacional.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados