1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Guiné-Bissau

Ammy Injai canta por uma Guiné-Bissau em paz

“Willi Mansa”, o álbum de estreia da cantora guineense, teve já uma calorosa aceitação em Portugal, Alemanha, Espanha e França. Ammy Injay faz da música instrumento de uma "revolta construtiva" para o seu país.

“Willi Mansa significa: levanta chefe da aldeia, em crioulo régulo”, explica assim a jovem cantora guineense o nome do seu primeiro álbum.

Na canção com o mesmo nome, Ammy Injai faz um reconhecimento ao seu pai e aos seus antepassados. “Fiz questão de homenageá-los porque, para mim, os ensinamentos e palavras deles são sábios, nunca vão morrer”, conta.

Ouvir o áudio 03:40

Ammy Injai canta por uma Guiné-Bissau em paz

As palavras sábias dos antepassados inspiraram Ammy Injai pela dedicação que entregou à produção deste CD de estreia, composto de dez temas.

São de destacar as canções que recuperam algumas das tradições musicais da Guiné-Bissau.

Agora a viver em Lisboa com a mãe, a cantora tem sido veículo dos sentimentos dos guineenses na diáspora, que seguem à distância as reviravoltas na vida política, económica e social na Guiné-Bissau.

A Guiné no coração

Na canção “Terra”, Ammy Injai faz um retrato do país natal, onde há miséria, os salários não são pagos a tempo e as escolas não funcionam em pleno. Ammy espera que a mensagem toque os corações dos guineenses.

Ammy Indjai Sängerin aus Guinea-Bissau

Apesar de viver em Portugal, a cantora reflete a Guiné-Bissau na música

“Cantei este tema, mostrando como é que eu quero que a Guiné seja, como quero que a Guiné se transforme. Porque eu sei que a Guiné merece, aproveitei para dizer aos governantes, aos filhos da Guiné que, com a Guiné no coração, vai ser um país de paz”, acredita a artista.

Assim como Ammy, vários músicos têm feito vários apelos para a mudança no país. Aspiram uma Guiné-Bissau em paz e a progredir num clima de estabilidade. Daí o refrão persistente que exorta à unidade e à reconciliação entre os guineenses.

A música expressa “uma revolta construtiva, no sentido de dizer para que construam a Guiné-Bissau”, esclarece a jovem artista.

Cantar a Guiné-Bissau ao mundo

Aminata, como era conhecida, foi descoberta por Juca Delgado, um dos ícones da música guineense, radicado em Portugal e promotor de jovens talentos.

O produtor tem guiado a carreira da conterrânea e encabeçou a viagem a Macau, acompanhado de vários outros músicos, que participaram na 5ª Semana Cultural da China e dos Países Lusófonos (entre 28 de outubro e 1 de novembro).

Ammy Indjai Sängerin aus Guinea-Bissau

Ammy Indjai ensaiou em Lisboa antes da estreia em Macau

O espetáculo em Macau contou com “um pequeno grupo de dança e uma parte audiovisual para mostrar toda a imagem da Guiné, em termos da natureza e também do seu lado humano”, descreve o produtor Juca Delgado.

O disco já apresentado à comunicação social na Guiné-Bissau (em maio de 2013) foi recentemente lançado em Lisboa. Teve um acolhimento extraordinário em Portugal, mas também na Alemanha, Espanha e França.

Ammy Injai tem em agenda convites para outros destinos, como Estados Unidos e Inglaterra, para onde também vai continuar a transportar o sonho de ver renascer uma nova Guiné-Bissau.

Violência é surda aos apelos de paz

Apesar dos apelos de artistas e da comunidade guineense, o país tem sido marcado por episódios de violência.

Recentemente (05.11), o ministro de Estado dos Transportes e Telecomunicações da Guiné-Bissau, Orlando Viegas, foi espancado à porta de casa, em Bissau, e encontra-se em estado muito grave.

Uma comissão de inquérito "urgente" está já a investigar o caso, segundo o Procurador-Geral da República guineense, Abdu Mané.

Titel: Ammy Indjai Schlagworte: Ammy Indjay, Guinea-Bissau Ort: Lissabon Fotograf: Joao Carlos (DW) Datum: 23.10.2013 Ammy Indjai ist eine Sängerin, die aus Guinea-Bissau kommt. Willi Mansa ist der Titel von ihrer ersten CD.

No seu primeiro álbum, Ammy Indjai presta homenagem às suas origens

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados