1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Ambientalistas preocupados com futuro do Parque Nacional das Quirimbas

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) está preocupado com a caça furtiva, a exploração ilegal de madeira e a construção de uma estrada que passará pelo parque. Vários caminhos de elefantes serão cortados, segundo a ONG.

O Parque Nacional das Quirimbas está em risco. Nesta reserva, persiste a exploração ilegal de madeira e há ataques de caçadores furtivos com frequência. Em meados de março, o operador da Reserva de Taratibu anunciou a extinção da sua população de elefantes. No parque já não há rinocerontes e restará pouco mais de meio milhar de elefantes.

Ouvir o áudio 02:26

Ambientalistas preocupados com futuro do Parque Nacional das Quirimbas

Porém, recentemente, os ambientalistas adicionaram à sua lista de preocupações uma nova ameaça: a construção de uma estrada que poderá passar pelo parque e que tem como objetivo descongestionar o trânsito na zona, que se prevê que aumente com a exploração de hidrocarbonetos.

"Claramente, a estrada vai cortar vários caminhos de elefantes. É preferível não fazer a estrada e utilizar a que já existe", diz o coordenador do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) na província de Cabo Delgado, Mark Hoekstra.

Outro motivo de preocupação é a proximidade da futura fábrica de gás liquefeito de Palma ao Parque Nacional das Quirimbas.

É preciso respeitar a lei

Isabel Marques

Isabel Marques

Isabel Marques, docente da Universidade Lúrio, em Pemba, diz que, se a lei for respeitada, a reserva natural não está em risco. "O problema é se atropelarmos a lei e os princípios de sustentabilidade do desenvolvimento", refere.

"Se a lei de impacto ambiental for seguida, tal como os procedimentos internacionais, não vejo que haja perigo para o parque."

O ambientalista Mark Hoekstra alerta que é preciso tomar urgentemente medidas eficazes em defesa do Parque Nacional das Quirimbas perante a pressão que a reserva natural está a sofrer.

"O nosso poder como WWF é limitado", diz Hoekstra, "mas há outras forças na sociedade que podem influenciar a decisão do Governo" de construir, ou não, esta estrada.

Nationalpark Quirimbas in Mosambik

Praia do Guludo no arquipélago das Quirimbas, na província moçambicana de Cabo Delgado

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados