1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Alemanha reforça contribuição para programas em África

Lusa
23 de setembro de 2017

Governo alemão aumentou em 15 milhões de euros a contribuição para o Fundo Monetário Internacional (FMI) implementar programas de desenvolvimento em África. No total, o país contribui com 30 milhões até 2020.

https://p.dw.com/p/2kZpI
Berlin Bundeskanzleramt
Prédio da Chancelaria Federal em BerlimFoto: picture-alliance/Arco Images

A Alemanha reforçou em 15 milhões de euros a contribuição que faz ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que, por sua vez, vai implementar programas de desenvolvimento de capacidades em África. A ajuda alemã passa assim a chegar ao valor de 30 milhões até 2020. "O FMI e o Ministério Federal da Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ) fortaleceram a sua cooperação no desenvolvimento das capacidades em África", anunciou o Fundo num comunicado de imprensa.

O reforço de 15 milhões "vai tornar a Alemanha num dos maiores parceiros do FMI na região", segundo o comunicado. A diretora-geral da instituição, Christine Lagarde, afirmou que "sob a liderança da Alemanha, a criação de empregos e a redução da pobreza em África tornaram-se prioridades fortes para o G20."

 A duplicação da contribuição financeira alemã para os programas de desenvolvimento de capacidades em África, de 15 para 30 milhões de euros até 2020, "vai ajudar o FMI a apoiar os decisores políticos africanos a lidar com os desafios das reformas em áreas críticas para o aumento do investimento e da criação de emprego", conclui o Fundo.

Reunião em Berlim

Em junho, vários líderes africanos foram a Berlim para uma reunião que a Alemanha quis aproveitar para estimular os investimentos no continente africano. O objetivo é de, assim, reduzir o movimento de migrantes deste continente para a Europa.

"Com esta conferência G20 África, oferecemos aos países africanos uma plataforma para entrarem em contato com os investidores e aumentarem a participação do setor privado em África", disse o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schauble, em comunicado difundido em junho.