1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Alemanha convidada especial da FILDA 2015

Nelson Sul D'Angola (Benguela)13 de maio de 2014

Embaixador alemão em Angola, Jörg-Werner Marquardt, e Presidente José Eduardo dos Santos avaliam as relações de cooperação entre seus países. Alemanha é convidada pelo Governo angolano para ser o destaque na Filda 2015.

https://p.dw.com/p/1Bz4l
Desenvolvimento económico em Angola atrai atenção dos investidores alemãesFoto: picture-alliance/dpa

[No title]

O embaixador da Alemanha em Angola, Jörg-Werner Marquardt, apresentou nesta segunda-feira (12.05.14), ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a sua carta de mandato em fim missão de quase cinco anos.

No encontro entre o chefe de Estado angolano e o diplomata alemão, ambos fizeram um balanço das relações de cooperação entre os dois países e da evolução das negociações para supressão de vistos em passaportes diplomáticos e passaportes de serviços.

O embaixador da Alemanha anunciou que em novembro deste ano serão assinados vários acordos com respeito a isenção dos vistos. "Já temos o sinal verde e isso será também na área cultural e em outros sectores da economia," revelou.

Crescimento do interesse alemão

Jörg-Werner Marquardt und Carlos Rosa de Sousa
Jörg-Werner Marquardtm (à dir.), embaixador alemão em Angola, e Carlos Rosa de Sousa (à esq.), presidente da Federação Angolana de Atletismo, no evento de doação de equipamentos esportivos em janeiro de 2014Foto: B. Ndomba

O embaixador alemão sublinhou, por outro lado, o crescimento e a participação de empresas alemãs na economia angolana, acrescentando que o intercâmbio comercial entre os dois países deverá atingir um mil milhão de dólares agora e ultrapassar este valor no futuro.

"Há mais empresas poderosas que têm interesse agora, com a paz sólida que se vive em Angola e o crescimento e as potencialidades, há mais empresas da Alemanha que querem participar e cooperar com Angola para apoiar o desenvolvimento deste país muito bonito."

Alemanha, convidada especial da FILDA 2015

Berufsausbildung von Siemens Angola
A Siemens é uma das empresas alemãs que já investem em Angola. Na foto, a formação de técnicos da empresa em LuandaFoto: Siemens Angola

Em resposta a um convite do Governo angolano para a participação de empresas alemãs na Feira Internacional de Luanda (FILDA), Jörg-Werner Marquardt prometeu, também para o próximo ano, uma participação "em grande" neste que é o maior fórum de negócios em Angola - já que 2015 "será uma preparação para discutir o papel da Alemanha."

O embaixador alemão cessante revelou ainda que seu país ganhará destaque na feira.

"É uma grande honra porque recebemos a oferta do Governo angolano para figurar no ano que vem, na FILDA, como um país-hóspede especial. Então, nesse caso, será um esforço ainda maior para participar na FILDA, com força e também com uma amostra das possibilidades da indústria alemã,” avalia.

Frank-Walter Steinmeier in Angola
Em visita a Angola este ano, o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier (à dir.), em encontro com o ministro angolano da Economia, Abrahão Pio dos Santos Gourgel (à esq.)Foto: picture-alliance/dpa