1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mariza lamenta atentados em Paris num concerto em Colónia

Manuel Ribeiro (Colónia)19 de novembro de 2015

Na apresentação do novo disco, em Colónia, a fadista portuguesa Mariza não esqueceu os atentados de sexta-feira (13.11), em Paris, considerando que a música é um espaço de liberdade e como tal deve estar livre conflitos.

https://p.dw.com/p/1H8wc
22.06.2012 DW-TV popXport Mariza

No último fim de semana (15.11) a fadista portuguesa Mariza apresentou, na cidade alemã de Colónia (oeste), o seu mais recente álbum chamado Mundo.

O auditório encheu para ouvir os novos ritmos que a cantora introduziu neste disco. Os dois mil lugares da sala de concertos da Pilharmonie de Colónia ficaram preenchidos para receber a voz da fadista Mariza. A portuguesa, com uma costela moçambicana e outra venezuelana, está em digressão a apresentar o seu novo álbum que se chama Mundo.Assim que a cantora entrou no palco sentiu-se a presença dos portugueses que assistiram ao concerto como Fernando Martins que já ouviu a cantora "noutras ocasiões aqui na Alemanha. Foi outra vez muito bom. As outras duas foi em Ludwigshafen e Oberhausen".

Neste novo álbum, a cantora apresenta novas sonoridades além das do fado, como tem acostumado os fãs como Cláudia Martins que vê a Mariza como “cantora de fado”, apesar disso diz ter “gostado” sobretudo "quando interpreta fados e faz uma mistura” com as novas sonoridades. Já Arlindo Rolo, que viu a Mariza pela terceira vez, refere que foi muito bom ver a sala cheia a receber a cantora. “Melhor não podia ser” concluí o admirador português.

[No title]

Mas também, constatamos a presença de muitos alemães, talvez a maioria, que diz "viajar para outros lugares quando escutam a voz da cantora". É o caso de Beaten que conhece a Mariza há algum tempo. "Assisti a muitos concertos dela, acho fantástico o quão diferente ela consegue ser e hoje encontrei-a ainda mais madura do que da última vez. Apreciei mesmo muito”, disse a espetadora à saída do concerto.

Para Juta, uma alemã que fala português com sotaque do Brasil, diz que "o concerto foi maravilhoso. Fui convidada e gostei muito. Foi a primeira vez que ouvi a Mariza a cantar. Normalmente escuto música do Brasil e desta vez adorei”, exclama Juta.

O espetáculo foi muito bem gerido pela artista que interagiu inúmeras vezes com a audiência, chegando mesmo a juntar-se ao publico ao descer do palco já na parte final do concerto, onde apresentou os seus temas mais conhecidos como “Gente da Minha Terra”.

Paris, o "medo de um ataque inesperado em um lugar inesperado"

A cantora não deixou de fazer referência aos atentados que ocorreram em Paris, no último fim de semana (13.11), e expressou o medo de um ataque inesperado em um lugar inesperado.A fadista lamentou o curso que o mundo está a tomar e lembrou que a musica é um espaço de liberdade, sem política e como tal separado de qualquer conflito.

Fado Sängerin Mariza
Mariza ao vivo em Berlin (12.10.2013)Foto: Roland Popp

Este novo disco foi produzido por Javier Limón e conta com 11 temas inéditos, entre os quais "Rio de mágoa". A cantora regressa assim ao estúdio, cinco anos depois de lançar “Fado tradicional”.

No álbum a fadista resgata igualmente temas dos repertórios de Amália Rodrigues e Carlos Gardel, tendo a cantora gravado pela primeira vez em espanhol. Neste disco, o ouvinte encontra também temas cantados em crioulo de Cabo Verde.

A digressão Mundo 2015 termina com dois concertos no Porto, 26 e 27 de novembro e um em Lisboa no dia 07 de dezembro.