1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

65 anos da DW: "Aos olhos dos autocratas, somos perigosos”

Christoph Strack | mjp
5 de junho de 2018

Cerimónia de 65 anos da Deutsche Welle contou com Angela Merkel, que destacou o papel da emissora na luta contra a desinformação e manipulação. Diretor-geral, Peter Limbourg, diz que DW chega cada vez a mais pessoas.

https://p.dw.com/p/2yz4a
Festakt "65 Jahre Deutsche Welle"
Foto: picture-alliance/dpa/B. von Jutrczenka

Quando a Deutsche Welle deu início às suas transmissões, em 1953, a sua tarefa era bem mais simples do que hoje. O que era então uma estação de rádio em alemão, em onda curta, tornou-se uma emissora multimédia que chega a 175 milhões de pessoas por semana, em 30 línguas, via rádio, internet e redes sociais.

A chanceler alemã, Angela Merkel, foi uma das presenças na cerimónia dos 65 anos da DW. Perante jornalistas, deputados e convidados,  falou do dever da DW no combate à manipulação e desinformação em todo o mundo.
"Se não nos opusermos à distorção e às notícias falsas que as pessoas tentam promover, não estaremos longe de uma situação em que a ocultação de factos e a falsificação possam ser consideradas oportunas e em que a invenção de factos seja sistematicamente usada como ferramenta política. E é por isso que a diversidade dos média é essencial e quero expressar apreço pelo que vocês fazem”, declarou a chanceler alemã.

Angela Merkel marca presença nos 65 anos da DW

Angela Merkel descreveu a emissora internacional como uma ferramenta de promoção da liberdade de expressão e de imprensa. E garantiu que a DW vai continuar a contar com o apoio do Governo.

Informação detalhada, honesta e fiável

Contra a desinformação, a propaganda e a manipulação, os oradores do evento destacaram a importância de meios de comunicação como a DW, guiados por valores de abertura e democracia. Peter Limbourg, Diretor-geral da Deutsche Welle, também mencionou o papel importante da DW na transmissão de informação de confiança.

"Em crises, guerras e conflitos, as pessoas olham para nós, em particular. Sabem que vão ter informação detalhada, honesta e fiável. Aos olhos dos autocratas, somos perigosos”, disse o diretor-geral.

65 anos da DW: "Aos olhos dos autocratas, somos perigosos”

Peter Limbourg mostrou-se satisfeito com o percurso da DW, quue chega a cada vez mais pessoas do mundo, e expressou a vontade em fazer mais.

"Queremos mais, informar mais pessoas, especialmente onde estão sujeitas a propaganda e censura. E queremos explicar melhor a Alemanha e a Europa”, acrescentou.

Angela Merkel diz que o interessa na Alemanha é crescente e  destacou a importância de transmitir uma perspetiva europeia daquilo que se passa no mundo

"Dar uma perspetiva europeia sobre os eventos globais é uma tarefa que se vai tornar cada vez mais importante, especialmente depois de o Reino Unido deixar a União Europeia", explicou Merkel.

Mais do que notícias

O eco@africa, um programa sobre o meio ambiente que fala sobre problemas ecológicos e soluções vindas de África e da Europa, e os projetos de ensino de alemão e formação de jornalistas foram algumas das iniciativas da DW elogiadas durante o evento.

A cerimónia desta terça-feira contou ainda com mensagens de parabéns em vídeo de figuras da política e da cultura – desde o Presidente francês, Emmanuel Macron, ao ex-presidente da câmara de Kiev e antigo campeão de boxe Vitali Klitschko.

65 anos da DW: "Queremos informar mais pessoas"

Saltar a secção Mais sobre este tema