1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

10 mil refugiados serão transferidos da Líbia para a Europa

AFP | AP | Lusa | tms
24 de dezembro de 2017

Medida anunciada pelo Governo italiano pretende amenizar situação "desumana" vivida por milhares de pessoas em campos de refugiados e centros de detenção na Líbia.

https://p.dw.com/p/2pu4c
Refugiados da Eritreia, Etiópia e Somália chegaram a Roma em avião militar, na sexta-feira (22.12)Foto: Reuters/A. Bianchi

Pelo menos 10 mil pessoas retidas em campos de refugiados e centros de detenção na Líbia devem ser transferidas para a Europa em 2018, anunciou o Governo italiano neste domingo (24.12).

A medida faz parte de uma tentativa dos países da União Europeia de amenizar a deterioração das condições na Líbia, onde milhares de pessoas estão presas em condições desumanas.

"Em 2018, pelo menos 10 mil refugiados poderão migrar para a Europa sem riscos, através de corredores humanitários", disse o ministro italiano do Interior, Marco Minniti, em entrevista ao jornal La Repubblica, citado pela agência de notícias AFP.

O anúncio vem na sequência da chegada de um grupo de 162 refugiados a Roma, na passada sexta-feira (22.12). Eles são oriundos da Eritreia, Etiópia e Somália, e estavam em situação de "vulnerabilidade" na Líbia quando foram levados para a Itália num avião militar.

Italien - Ankunft libyscher Flüchtlinge in Rom
Entre os refugiados levados para Roma, mulheres e criançasFoto: Reuters/A. Bianchi

O grupo inclui mães solteiras, crianças não acompanhadas e pessoas com deficiência, e foi a primeira vez que os refugiados e migrantes foram transferidos diretamente para a Europa pela agência das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR).

Cerca de 400 mil migrantes estão na Líbia, incluindo pelo menos 36 mil crianças, disse o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) no início deste mês.

Em 2018, a OIM pretende repatriar 30 mil migrantes para seus países de origem como parte de um programa de retorno voluntário. Aproximadamente 15 mil foram repatriados este ano.

"Com a ajuda das autoridades líbias, construímos um novo modelo de gestão no outro lado do Mediterrâneo", disse o Minniti.

Libyen Europa Migration Zustände in Flüchtlingslagern
Centro de detenção de migrantes na LíbiaFoto: picture-alliance/AP Photo/M. Brabo

Crise política

A crise política na Líbia reforça ainda mais o quadro de instabilidade do país. Entretanto, durante um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Angelino Alfano, na capital, Trípoli, o primeiro-ministro líbio, Fayez Serraj, afirmou, no sábado, que a realização de eleições pode resolver a crise política.

Fayez Serraj indicou que a Comissão Eleitoral da Líbia iniciou o registo de eleitores e os preparativos para realizar eleições no próximo ano, depois da aprovação da lei eleitoral e da votação de uma Constituição para o país, informou o gabinete do primeiro-ministro citado pela agência de notícias chinesa Xinhua.

No entanto, a recusa de determinadas partes no processo político "complica o cenário" que "requer posições firmes por parte da comunidade internacional", sublinhou Serraj.

Itália quer enviar Exército ao Níger

Além de ajudar a gerenciar a crise dos refugiados no norte africano, a Itália pretende em 2018 enviar tropas ao Níger, com objetivo de combater o tráfico de pessoas e o terrorismo.

A medida foi defendida pelo primeiro-ministro do país, Paolo Gentiloni, que deverá apresentar a proposta ao Parlamento em breve.

Segundo Gentiloni, a Itália está concentrando "atenções e energias sobre as ameaças decorrentes do tráfico de seres humanos e do terrorismo que vem se consolidando nos últimos anos no Sahel, em África".

Em novembro, um mercado de escravos na Líbia doi denunciado pela rede de notícias CNN. Entre as vítimas, refugiados de diversos países africanos, especialmente da África Subsaariana.