1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

ANC "decide retirar" Jacob Zuma da Presidência

Reuters | AP | DPA | Lusa | tm
13 de fevereiro de 2018

O partido Congresso Nacional Africano (ANC) decidiu afastar Jacob Zuma do cargo de chefe de Estado da África do Sul, segundo a imprensa local. A decisão foi tomada após uma reunião da cúpula do ANC, que durou 13 horas.

https://p.dw.com/p/2sZn6
Presidente da África do Sul, Jacob Zuma (esq.), e líder do ANC, Cyril RamaphosaFoto: Getty Images/AFP/M. Safodien

O Congresso Nacional Africano (ANC) terá dado ao Presidente Jacob Zuma 48 horas para deixar o cargo, informou a emissora pública sul-africana SABC.

Os membros do Conselho Executivo do ANC reuniram-se de segunda-feira (12.02) até à madrugada de terça-feira num hotel da capital sul-africana, Pretória, para discutir o futuro do Presidente Jacob Zuma.

A liderança do ANC deverá anunciar oficialmente o que foi decidido esta terça-feira, ao meio-dia, hora local.

ANC "decide retirar" Jacob Zuma da Presidência

Oposição unida

Enquanto os líderes do partido no poder se reuniam, o líder do principal partido da oposição, a Aliança Democrática, apelava mais uma vez à saída do Presidente: "Zuma violou a Constituição e, portanto, deve ser removido do poder", afirmou Mmusi Maimane.

Oito partidos de oposição pediram a "remoção imediata" de Jacob Zuma. Os opositores defenderam a dissolução do Parlamento e a realização de eleições antecipadas, afirmando que o problema na África do Sul não é apenas o Presidente, mas o partido ANC.

"A única maneira de envolver as massas de forma democrática e pacífica é através de um processo eleitoral - e é isso o que vamos fazer", disse Julius Malema, do partido Combatentes pela Liberdade Económica (EFF).

Desde que se tornou chefe de Estado, em 2009, o nome de Jacob Zuma tem estado envolvido em vários escândalos de corrupção. Com Zuma, o ANC teve menos 54% dos votos nas eleições locais de 2016 - o pior desempenho eleitoral desde que o partido chegou ao poder com Nelson Mandela na liderança, em 1994.